Filme retrata vida de portadora de Alzheimer

”Longe Dela”, um filme bonito e triste
Dois dramas: um daqueles carregado de sentimentos e bom pra chorar e outro que retrata um pouco do genial Goya, sob a direção de Milos Forman
Juarez Compertino
Especial para o Diário de Cuiabá

A atriz Sarah Polley estréia atrás das câmeras com o drama “Longe Dela” (Away From Her, Canadá , 2007/Fox), onde aborda temas delicados como o mal de Alzheimer e o amor na terceira idade, com a mesma sensibilidade e comedimento de suas interpretações.

A contenção nas emoções fáceis e os rumos inesperados do roteiro, escrito pela própria Polley, prevalecem no filme inspirado pelo conto de Alice Munro, “The Bear Came Over the Mountain”, sobre casal que tem de lidar com a doença que em breve incapacitará a esposa.

Casada há 44 anos com o aposentado Grant (Gordon Pinsent), a elegante sessentona Fiona (Julie Christie, numa comovente atuação que lhe rendeu o Globo de Ouro e indicação ao Oscar de melhor atriz, este ano) se vê diante de um pesadelo – ela está perdendo a memória. Diagnosticada com o mal de Alzheimer, Fiona planeja passar o restante da vida longe de casa. Grant, mesmo contrariado com a decisão, encontra uma clínica para pacientes com doenças degenerativas.

Sem poder receber a visita do marido no primeiro mês, a protagonista se une intimamente a Aubrey (Michael Murphy), um idoso doente e igualmente casado com Marian (Olympia Dukakis) que lhe retribui o afeto. A distância que separa Grant e Fiona parece intransponível, mas o seu amor incondicional o levará a fazer o que for preciso para vê-la feliz novamente.

Sem apelar e com maturidade, a diretora não se rende às lágrimas fáceis. Seu olhar prefere a degradação da protagonista e recai sobre a dificuldade do marido em acompanhar a rotina da mulher em um sanatório. É triste, mas belíssimo.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s